Sem categoria

Alta do ouro – por que agora é o momento certo para vender?

valorização do ouro: na imagem tem ouro Posted On
Posted By Ourorio

À medida que a pandemia Coronavírus se intensifica e as tensões se aquecem entre as grandes potências mundiais, ocorre uma valorização do ouro, o preço atinge um recorde de alta, alcançando o seu maior pico desde setembro de 2011.

Os preços do ouro quase sempre tendem a subir em tempos incertos como esses, uma vez que é visto como um ativo “seguro” que manterá o valor mesmo quando os mercados financeiros estiverem em baixa.  

O aumento de preços do ouro também foi impulsionado por rendimentos relativamente pouco atraentes para investimentos alternativos, como títulos do Tesouro.  Quando os rendimentos reais de longo prazo aumentam, o ouro é menos atraente, em relação aos títulos com juros, já que o ouro não tem capacidade de ganho de renda. 

E é justamente por isso que esse é o melhor momento para vender o seu ouro “indesejado”, uma vez que não sabemos até quando se manterá essa alta. Nesse artigo, você ficará sabendo:

O que é o ouro indesejado?

Talvez você tenha herdado uma coleção de moedas de ouro do seu avô, ou o relógio de bolso dele. Ou, diferente isso, você pode ter comprado ou recebido joias de presente de alguém. Pode ter recebido de herança aquela grande coleção de joias da sua bisavó, e pode também ter aquela aliança guardada no fundo da gaveta, do casamento desfeito. 

De muitas formas, podemos acumular ouro indesejado em casa, e por muitos motivos, não sabemos que finalidades dar a eles. Seja pela questão da segurança e o medo de sair por aí portando joias, ou pelo simples motivo da sua corrente de ouro pesada ter saído de moda, o fato é que, em um momento de valorização do ouro como esse, uma dúvida comum é: o que devo fazer com o meu ouro indesejado?  

O ouro que você deixa parado em casa (ou em um cofre de depósito) tem um valor, mas está sujeito aos caprichos do mercado. Até que você o venda, você não percebe o seu valor.

Na verdade, deixar o ouro parado pode custar dinheiro a longo prazo. Imagine que você tem alguns lingotes de ouro armazenados em um cofre (que custa dinheiro). Se você vender esse ouro hoje, você recebe dinheiro para ele que você pode gastar ou investir em outro lugar para um retorno potencialmente maior.

Por que agora é o melhor momento para vender? Entenda essa valorização do ouro.

Antes de começar a pensar onde vender seu ouro, você precisa decidir se é a melhor hora fazer isso. 

A alta recente do ouro no Brasil criou uma oportunidade para quem tem joias e está disposto a se desfazer delas. Na prática, elas estão valendo consideravelmente mais do que valiam no fim do ano passado. 

O ouro é uma mercadoria metálica. Seu preço é definido internacionalmente e cotado em dólar. No Brasil, esta alta foi provocada pela desvalorização do real frente ao dólar, justamente por conta do valor do ouro em reais sofrer efeito direto da variação do dólar. 

O ouro é negociado em uma variedade de mercados financeiros. Por isso, se você está pensando em vender ouro hoje, você precisa se preocupar mais com o que é conhecido como preço spot.

O preço spot do ouro é o preço atual para o qual o ouro poderia ser comprado e vendido. É diferente dos preços futuros, que são preços baseados no valor previsto do ouro por algum tempo no futuro.  O preço spot de um ativo, especialmente o ouro, pode oscilar muito do dia a dia ou até mesmo de hora em hora. Isso se deve a fatores como oferta e demanda, inflação ou deflação, e fatores externos como o medo do colapso econômico, por exemplo.

Juntos, esses fatores tornam muito difícil prever de forma confiável o preço futuro do ouro. Por isso, em um momento de alta como esse, que apresenta relativa estabilidade no momento, mas com previsão de melhoria no cenário econômico no médio prazo, o melhor momento de venda é esse, antes que economia comece a se recuperar. E outra alta como essa, não sabemos quando podemos esperar. Afinal, a última havia ocorrido em 2011.  

Valorização do ouro: quanto ganho por vendê-lo nesse momento?

A grama do ouro puro (de 18 quilates), que valia R$ 70,00, alcançou e se mantém no valor de R$200,00, em  meio à crise do Coronavírus. 

Então se você está precisando de dinheiro, não tem mais interesse na joia nem apego sentimental. Ou até que não esteja sequer precisando, mas queira aproveitar esse momento para conseguir a melhor oferta no seu ouro, visando outros investimentos, esse é um bom momento para vender.

Para quem você devo vender meu ouro?

Uma vez que você decidiu vender seu ouro, você precisa tomar uma decisão inteligente sobre a quem vendê-lo.

Quando muitas pessoas pensam em vender ouro, pensam em lojas de penhores. Lojas de penhores têm desvantagens significativas. Os donos de lojas de penhores sabem que você quer dinheiro agora e oferecem um preço mais baixo. Além disso, muitas lojas de penhores dependem de um volume de negócios rápido. Quanto mais tempo eles tiverem que esperar para vender um item, menos eles oferecerão por ele. Isso significa que vender seu ouro para uma loja de penhores lhe renderá menos do valor real do ouro.

Decerto, a melhor maneira de vender seu ouro é para um comprador local, confiável e experiente em ouro.  Na Ourorio, compramos e vendemos ouro há quase 30 anos. Desse modo, essa nossa experiência é o que nos permite oferecer os melhores preços ao comprar ouro de nossos clientes, oferecendo também segurança e comodidade. Na nossa loja, dispomos de segurança completa e tomamos todos os cuidados para que as transações com os nossos clientes ocorram da melhor maneira possível, além disso, fazemos a avaliação domiciliar, para aqueles que preferem não se arriscar indo à loja. 

Se você está pensando em vender uma joia, um relógio, moedas ou mesmo barras de ouro,  clique aqui para agendar uma consulta e descobrir como podemos ajudá-lo a obter o melhor preço!

Related Post

leave a Comment