Sem categoria

Ouro em Manaus AM: Quais os principais tipos

ouro em manaus Posted On
Posted By Ourorio

Acompanhe esse artigo e veja a melhor forma de vender ouro em Manaus AM

O ouro é um dos metais preciosos mais procurados no mercado, seja por sua raridade ou beleza refinada. Porém, muitas pessoas não conhecem os principais tipos de ouro de forma mais aprofundada.

É por isso que hoje vamos falar sobre dois assuntos: teor do ouro e coloração do ouro. Para saber mais, basta continuar acompanhando e entender todas as curiosidades sobre esse metal tão relevante para o cenário mundial.  

O teor do ouro  em Manaus AM: como saber a pureza do ouro

O teor do ouro é definido, basicamente, pela pureza do metal. Isto é, quanto ouro está presente em determinada peça ou joia, e quanto de outros metais compõe o restante.

Além dos tradicionais quilates, que tem 24K como maior forma de pureza, é possível medir o teor do ouro em porcentagens. Por exemplo, se uma peça tem 16 quilates, significa que é composta por aproximadamente 66% de ouro e o restante é uma mistura de outros metais, como o cobre ou prata.

É importante lembrar que o ouro 24K está praticamente puro, mas é impossível achar ouro 100% puro na natureza. Por isso, dizemos que é 99% feito do metal. Também vale saber que esse tipo de ouro não é comercializado, por ser extremamente maleável; ou seja, tem muita capacidade de mudar de formato.

Se usássemos o ouro 24K como joia, ele seria amassado ao menor toque, deformado a peça. Para resolver esse problema, é preciso misturar o ouro a outros metais, a fim de dar a tão famosa liga metálica.

Os principais teores do ouro em Manaus AM são:

Como você já deve ter percebido, para medir o teor do ouro usamos 24 partes. Assim, o ouro 24K é composto por 24 partes de ouro. O ouro 18K, por outro lado, possui 18 partes de ouro para 6 de outros materiais.

Os quilates são a razão entre a massa do ouro presente e a massa total da peça, multiplicando o resultado por 24.Veja os principais teores de ouro:

  • 24k: o tipo de ouro mais puro encontrado na natureza. Não serve para a fabricação de joias por ser excessivamente maleável
  • 18k: o teor de ouro mais comercializado aqui no Brasil, sobretudo pelas joalherias.
  • 16k: 16 partes de ouro para 8 partes de outros metais
  • 14k: tem 14 partes de ouro para 10 partes de outros metais.
  • 12k: esse tipo de teor do ouro é conhecido como 50%. São 12 partes de ouro para 12 de outros metais.

Quanto menos partes de ouro e mais de outros metais, menor a pureza da peça. Assim, peças de ouro 18k são mais valorizadas pelas joalherias, e costumam ter preços mais altos.

As principais colorações do ouro

Além do teor do ouro, podemos segmentá-lo de acordo com a sua tonalidade/coloração. Na natureza, o ouro é tradicionalmente amarelo. Dessa forma, para que ele adquira outras cores, é preciso misturar diferentes metais ao ouro, formando as conhecidas ligas metálicas.

Para fabricar joias de ouro, geralmente usamos o teor 18k. Assim, usa-se 75% de ouro e o restante é dividido entre os outros metais. Veja exemplos abaixo:

Ouro amarelo

É o ouro em sua cor natural. Esse tipo de ouro tem a coloração mais procurada do mercado, sendo o mais comum e adorado pelo consumidor. Uma vez que a joia a partir de 18K não pode ter apenas ouro em sua composição, misturamos 75% de ouro e 25% de prata para obter o ouro amarelo.

Ouro branco

O ouro branco é escolha de muitas pessoas que procuram delicadeza em joias de ouro. Geralmente, é composto por ouro, paládio e prata. Outras vezes, é obtido pela mistura entre ouro, níquel, cobre e zinco.

Ouro rosé

O ouro rosé é um pouco mais raro, e aposta principalmente de mulheres que querem investir na feminilidade. Para atingir essa coloração, geralmente misturamos 75% de ouro, 22,25% de cobre e o restante, 2,75%, de prata.

Ouro “nobre”

É uma tonalidade mais rara que as anteriores, ficando entre o ouro amarelo e o ouro branco. Se assemelha a um tom champagne, resultando da mistura de 75% de ouro puro e 25% de outros metais diversos.

Existem também no mercado os ouros negro e verde, dentre outras colorações. Porém, os mais comuns são o amarelo, branco e rosé. Nada que novas experiências e a procura do mercado não possam mudar.

Esperamos que você tenha aproveitado a leitura e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo.

E então, gostou desse artigo? Ele foi útil? Com a Ouro Rio você tem a garantia de um processo rápido e eficaz na análise das suas peças. Venha vender seu ouro em Manaus AM. Avalie já as suas joias, fale conosco!

Related Post

leave a Comment